Nossa
Localização

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FORÇAS INFERNAIS DA MALDADE NOS LUGARES CELESTIAIS O QUE FAZEM ELAS?

COMO SER UM VENCEDOR NA BATALHA ESPIRITUAL CONTRA ESSAS FORÇAS?


Efésios 6.10-13
10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
O apóstolo Paulo depois de falar do propósito eterno de Deus em nos salvar. Depois de afirmar que o Espírito Santo nos sela para o dia da redenção. Depois de falar que Deus nos arrancou da morte espiritual e nos fez assentar nos lugares celestiais. Depois de nos mostrar que devemos viver em unidade, santidade e na plenitude do Espírito Santo. Depois de falar de paz na família e no trabalho, nos transporta para um campo de conflitos de inimigos medonhos com armas de destruição de massa.
A vida cristã não é uma chácara de férias, mas um campo de batalha;

Há duas atitudes perigosas em relação à essa batalha: 1) Subestimar o inimigo – Não conhecer o seu poder, suas estratégias, sua malignidade.Muitos não acreditam na existência do diabo.
2) Super-estimar o inimigo – Falar mais no diabo do que em Deus. Dar mais ênfase ao diabo no que em Cristo. Cristo tem toda a autoridade. Cristo já triunfou sobre o diabo. Embora o diabo ruja como o leão, mas ele não é leão. Só há um leão, é o leão da Tribo de Judá.

Como ser um vencedor nesta batalha espiritual?
CONHECENDO A NATUREZA DO INIMIGO
1. Quem não é o nosso inimigo – v. 12
• A nossa luta não é contra carne ou sangue -
Muitas vezes lutamos contra as pessoas, as odiamos, as agredimos, as ferimos, as atacamos, mas essas pessoas não são nossas verdadeiras inimigas. Precisamos nos unir para declarar guerra contra o nosso verdadeiro adversário. Não podemos fazer do inimigo aliado.

2. Quem é o nosso inimigo – v. 12
•O CHEFE É diabo – O nosso inimigo tem muitos nomes. Cada um mostra uma de suas facetas. Ele é chamado de diabo, Satanás, Lúcifer, antiga serpente, dragão, belzebu, apoliom, abadom, inimigo, adversário, acusador, tentador, maligno, pai da mentira, assassino, deus deste século, príncipe da potestade do ar. Seu currículo é extenso e terrível.
•Quem mais é o nosso inimigo? - As hostes do diabo – O diabo não age sozinho.
Existe uma ordem da desordem.
Vejamos algumas considerações: O reino das trevas possui uma organização; há demônios e demônios; Toda essa estrutura demoníaca foi montada para guerrear contra a igreja – É a cavalaria do inferno. Uma pessoa que não está em Cristo, está sob o poder de Satanás (Atos 26:18; Colossenses 1:13).

II. Como sendo um vencedor?CONHECENDO AS CARACTRERÍSTICAS DO INIMIGO – v. 11-13

1. Característica do inimigo- Eles são poderosos
• Nossos inimigos são chamados de principados e potestades. Seu domínio é de alcance mundial. O mundo inteiro jaz no maligno (1 Jo 5:19). O diabo tem um reino. Ele mantém os seus súditos escravizados. Ele cega o entendimento das pessoas. Ele atua nos filhos da desobediência, fazendo deles seus escravos.

2.características do inimigo - Eles são malignos
• São os dominadores deste mundo tenebroso. São as forças espirituais do mal, que operam na esfera da realidade invisível. São os agentes secretos do mal: levando morte, violência, engano, perversão. Temos visto guerras, violência, destruição, famílias arrebentadas, feitiçaria, e coisas tenebrosas manipuladas pelas mãos iníquas do diabo e suas hostes.

3.características do inimigo - Eles são astutos
• Eles usam ciladas, estratagemas e métodos diferentes. Ele se transforma até em anjo de luz para enganar. Ele é ameaçador como leão e sagaz como a serpente.
• As quatro propostas astutas de Faraó a Moisés para reter o povo de Israel no Egito: 1) Adora a Deus no Egito; 2) Não vai muito longe; 3) Deixa as crianças; 4) Deixa o dinheiro.

III. como ser um vencedor nesta batalha espiritual? CONHECENDO AS ESTRATÉGIAS DO INIMIGO
1. Para quem já é dele não precisa estratégia – Lc 11:21-22 Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem;
22 Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.
• O diabo tem uma casa. Ele a guarda em segurança. Os seus bens (vidas) estão guardados por ele.

2. Quais são as Ciladas do diabo contra a igreja?–
Ele furta a Palavra semeada no coração – Mt 13:19 - Por que tantas pessoas escutam a pregação centenas de vezes e não se convertem a Cristo?
Ele coloca dúvidas sobre a Palavra de Deus – Gn 3:1-5.
Ele gera insatisfação – Eva, Filho Pródigo, Ananias e Safira.
Ele semeia o joio no meio do trigo – Ele coloca gente dele no meio da igreja para trazer transtorno, para disseminar heresias, para roubar a glória de Deus.
Ele sobe ao púlpito e resiste aos pregadores – Zc 3:1-3
Ele aproveita a brecha da ira e da mágoa – Ef 4:26-27
Ele flagela quem não perdoa – Mt 18:34
Ele engana os que se entregam à mentira e mania de grandeza – At 5:3;Gn 3:6
Ele resiste às orações – Dn 10
Ele resiste ao avanço da obra missionária – 1 Ts 2:18
Ele engana por falsos milagres – 2 Ts 2:9

3. Ele usa A estratégia da pressão – Espírito intimidação.
• O diabo é estrategista. Ele não aperta o cerco todo dia. Ele não pressiona todo dia. Ele dá tréguas aparentes, para então atacar implacavelmente.
O dia mal é aquele quando o diabo joga a sua artilharia pesada sobre você: o carro bate, o ladrão entra em casa, o filho fica doente, o patrão lhe manda embora, uma tentação sexual lhe perturba.

4.Ele usa A estratégia da insistência - Lucas 4:13
• A despeito de ser um inimigo derrotado, o diabo não desiste de lutar. Não há momento mais perigoso do que depois de uma grande vitória – Exemplo: Elias no Carmelo.
• Lucas 4:13 diz que o diabo deixou Jesus até momento oportuno. Sansão, Davi e Uzias tiveram grandes vitórias. Mas o diabo mudou de tática e continuou até achar uma brecha e derrota-los.

IV. Como ser um vencedor na batalha espiritual? CONHECENDO AS ARMAS DE VITÓRIA SOBRE O INIMIGO – V.10-13

Primeira Arma - O poder de Deus – v. 10“Fortalecei-vos no Senhor”
• Mt 17:16 – “Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo”.– Uma pessoa não pode fortalecer-se a si própria. A nossa força não vem de dentro, mas de cima. Todo o poder de Deus está à nossa disposição. Não há cristianismo sem poder. Não há evangelho sem poder. O mesmo poder que Deus exerceu para levantar Jesus da sepultura está à nossa disposição.
• Não basta falar de poder, é preciso ter o poder. E poder só vem através de oração e jejum e do nome Jesus.

Segunda Arma - A armadura de Deus – v. 11
• O diabo não tem mais armadura – Lc 11:21-22.
• Temos toda a armadura de Deus –(A Palavra, a fé, a salvação, o evangelho, a oração).
• Não existe armadura para as costas – Isto significa que Não podemos fugir do inimigo.

Terceira Arma - A vigilância constante – v. 11,13
• Nessa guerra não há trégua. Não podemos abaixar as armas. Não podemos distrair. Sansão e Davi tiveram grandes vitórias e foram derrotados num momento, porque não vigiaram. Há muitos crentes instáveis hoje. Firmes hoje e desanimados amanhã. Precisamos permanecer firmes e inabaláveis, sempre!

CONCLUSÃO em At 26:18; Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

Quero deixar dois recado para encerrar.
1. Olhe ao seu redor. Você conhece pessoas que um dia já influenciaram a sua vida e hoje estão caídas?
Conhece gente que já andou com Deus e hoje está ferida e envergonhada pelo inimigo?

2. É tempo de Muita oração, é tempo de voltar a jejuar e tempo de vigiar – é tempo de humilhar, Deus disse domingo- ser mais discreto , e menos exposição,menos exibição. Saia do foco procure o último lugar e Deus te colocará no primeiro.

Não busque recompensa do homem e sim de Deus.


Voltar aos Estudos deste ano












Home   |   Notícias   |   Histórico   |   Eventos   |   Fale Conosco

Rua Rio São Francisco 566, Esquina Rua Rio Jacuí - Jardim São Francisco
Maringá - PR

Fone: |44|3041-4482